Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sweet Nothing

Sweet Nothing

Sex | 07.09.12

Dicas para o Ensino Secundário.

Olá meus queridos e adorados leitores. Como estão  correr estes últimos dias de férias? Têm aproveitado? Aproveitem agora porque a partir de dia 17 o ano lectivo começa a sério. É inevitável fazer um post e não vos pedir desculpas pois não tenho tido muito tempo para estar por aqui e, andar com alguns problemas de saúde também não ajuda muito.

Antes de vos deixar as dicas para quem vai agora para o secundário - os que já lá andam também podem dar uma vista de olhos e deixar mais dicas em comentário - tenho de manisfestar o orgulho que tenho em dizer que sou fã dos ONE DIRECTION. Na noite ontem, na sua estreia nos Video Music Awards (VMA's) os meninos estavam nomeados para três categorias e ganharam nessas mesmas três. "Derrotaram" nomes como: Rihanna, Maroon 5, Justin Bieber, The Wanted ...

1. É normal que não fiques na mesma turma que tinhas no ensino básico. Não desesperes: quanto mais rápido te integrares na turma, mais fácil se torna.

2. Lembra-te, nos primeiros dias podes não te sentir muito à vontade com a turma nas aulas mas, nos intervalos és livre para estares com quem quiseres.

3. Com a entrada no secundário acabas por ter mais disciplinas e os livros tornam-se mais pesados. Sê rapida/o a arranjar cacifo.

4. Não é por andares no secundário que és mais importante que os alunos do básico. Não és adulto e estás muito longe disso. Tenta comportar-te decentemente, pois mais tarde ou mais cedo perceberás que os professores não têm muita paciência para atitudes de criança.

5. É natural que, durante as aulas, os professores comparem as vossas más atitudes com as das outras turmas. Aceitem isso como um incentivo para melhorar.

6. Se, por alguma razão, um dos professores começar a "mandar vir" com um colega/amigo vosso não se metam. Acabam por fical mal vistos.

7. Todas as décimas contam, é importante que levem isto muito a sério.

8. Não há recuperações fantásticas de um período para o outro. É importante trabalharem arduamente no primeiro período e melhorarem nos outros dois. NÃO é por terem tido um 16 no primeiro e segundo período que no terceiro o professor vos dá um 17.

9. Nos primeiros tempos os professores costumam ser compreensivos pois o décimo ano é um ano de adaptação e a mudança acaba por ser um choque mas, a partir do segundo período a vida não é tão facilitada assim.

10. Quando tiverem dúvidas, PERGUNTEM. A matéria tende a relacionar-se uma com a outra muito mais vezes do que acontecia no ensino básico. 11. Não se esqueçam que não são os únicos alunos na turma. Respeitem as dúvidas dos vossos colegas e tentem ajudar-se entre si.

12. Se não percebeste a explicação do professor e depois de teres perguntado novamente continuas sem perceber, peçam ajuda a outros colegas. De certeza que a tua turma não é a única turma de décimo na escola. Caso isso aconteça dirige-te aos alunos mais velhos que conheças ou vai até à biblioteca consultar outros manuais da disciplina. Por vezes, os outros professores estão disponíveis. Não custa nada bater à porta da sala dos professores e pedir para chamar um professor de Biologia - por exemplo - e pedir um esclarecimento sobre determinado assunto.

13. Façam sempre os trabalhos de casa. Pode parecer um pouco "nerd" eu estar a dizer isso mas é verdade. Ao fazerem o trabalho de casa acabam por consolidar melhor a matéria lecionada e, apercebem-se das vossas dificuldades.

14. Não se deixem enganar pela percentagens pouco elevadas que são atríbuidas nos critérios de avaliação à assiduidade e à pontualidade. Falo por experiência própria: terem um 15 na pontualidade ou terem um 16 é completamente diferente quando fazem a média final.

15. É muito frequente terem trabalhos de grupo, juntem-se a um grupo trabalhador onde sabem que as tarefas são igualmente distribuídas.

16. Se um elemento do grupo não colaborar alertem o professor para esse facto. Não se trata de ser queixinhas ou de ser menos amigo. Trata-se de justiça. Se o grupo for avaliado num 16, tanto tem 16 o que mais se esforçou como o que não mexeu uma palha. A revolta interior não vos vai servir de nada.

17. Começem a organizar as ideias e as tarefas logo no ínicio. É vos dado um prazo para a entrega/apresentação do trabalho e quanto mais cedo começarem, mais cedo têm tempo disponível para estudarem e fazerem outras coisas.

18. Tenham um calendário sempre à mão e apontem os testes e as datas para as entregas dos trabalhos.

19. Tentem apenas ter três testes por semana.

20. Não mudem as datas dos testes um dia antes ou no próprio dia: vão ter pior nota do que teriam se o tivessem feito naquele dia.

21. Tentem não misturar problemas emocionais com a escola: torna tudo mais difícil.

22. Teres sido o melhor aluno da tua turma no ensino básico não significa que vais ocupar o mesmo lugar no décimo ano.

23. Não fiques desiludido com as notas dos primeiros testes, podem não ser tão boas como estavas à espera.

24. Mostrar interesse é muito importante.

25. Tentem não faltar a muitas aulas mesmo quando estão doentes, pois acabam por acumular matéria e a explicação que vos será dada não será a mesma que a da aula.

26. Tentem organizar o vosso estudo pelo menos uma vez por semana: em algumas escolas, os alunos têm a quarta à tarde livre. Aproveitem esse mesmo tempo para fazerem os trabalhos de casa e organizarem a matéria para as aulas seguintes.

27. Usem diferentes métodos de estudo.

28. Tentem não decorar a matéria, é preferível percebê-la e só se a perceberem é que a conseguem relacionar com outros tópicos.

29. Desenvolvam espírito crítico, será útil para Filosofia.

30. Conversar com os colegas a meio de uma aula é natural. Quem nunca o fez que se acuse. O décimo ano e os restantes anos de secundário não são nenhuma prisão e não é essa a ideia que pretendo passar mas, há certas atitudes que devem ser controladas para que o vosso desempenho seja o melhor.

31. Aproveitem os intervalos para se divertirem. É saudável o convívio entre alunos de turmas diferentes: criar laços de amizade fortalece a imaginação e torna-nos melhore pessoas. A nível escolar, os amigos servem para nos ajudar e apoiar quando precisamos.

32. Envolvam-se em projectos relacionados com as disciplinas, por exemplo, participem nas olímpiadas do ambiente, da matemática ou mesmo no parlamento jovem. Tudo conta para a média final e acabam por aprender imenso.

33. Admitam os vossos erros e as vossas falhas.

O meu agradecimento à Andreia por ter contribuído com algumas dicas. Se alguém se lembrar de mais algumas, por favor coloque num comentário. Espero que isto seja útil.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.